top of page

Future Fuels - Biotechnology, Lda.

  Biodiesel é o nome de um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis. O Biodiesel apesar de não conter petróleo, pode ser adicionado ao mesmo formando uma mistura. Pode ser usado em motores de ignição a compressão (diesel) sem necessidade de modificação.
  O Biodiesel é simples de ser usado, biodegradável, não tóxico e, essencialmente, livre de compostos sulfurados e aromáticos.
  O Biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado transesterificação, onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. O processo gera dois produtos, ésteres (o nome químico do Biodiesel) e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões).
  O Biodiesel de qualidade deve ser produzido seguindo especificações indústrias restritas, a nível internacional temos a ASTM D6751. Nos EUA, o Biodiesel é o único combustível alternativo a obter completa aprovação no Clean Air Act de 1990 e autorizado pela Agência Ambiental Americana (EPA) para venda e distribuição. Os óleos vegetais puros não estão autorizados a serem utilizados como óleo combustível.
  O Biodiesel pode ser usado puro ou em mistura com o óleo diesel em qualquer proporção. Tem aplicação singular quando utilizado em mistura com o óleo diesel de ultra baixo teor de enxofre, porque confere a este, melhores características de lubricidade. O uso dos ésteres em adição de 5 a 8% é visto como uma alternativa excelente para reconstituir essa mesma lubricidade.
  Mundialmente passou-se a adotar uma nomenclatura bastante apropriada para identificar a concentração do Biodiesel na mistura. É o Biodiesel BXX, onde XX é a percentagem em volume do Biodiesel à mistura. Por exemplo, o B2, B5, B20 e B100 são combustíveis com uma concentração de 2%, 5%, 20% e 100% de Biodiesel, respetivamente.

bottom of page